A pandemia de coronavírus trouxe mobilização para o mundo todo, gerando a necessidade do isolamento social e da tomada de uma série de medidas preventivas e remediativas. Muitos negócios passaram por dificuldades devido à redução da circulação de pessoas nas ruas e à diminuição do movimento nos estabelecimentos. Nesse contexto, as clínicas veterinárias também sofreram impactos. O pós-pandemia traz vários desafios, entre eles, a busca de recuperação da economia.
Assim sendo, é importante saber mais sobre as tendências para as clínicas veterinárias no atual período de reabertura progressiva. Neste post especial que preparamos, vamos trazer informações sobre como os estabelecimentos de atendimento à saúde animal vão poder funcionar na conjuntura mais recente. Continue acompanhando e aprenda mais sobre o assunto!
Durante a quarentena, os atendimentos veterinários tiveram que ser suspensos?
Na quarentena, o Conselho Federal de Medicina Veterinária recomendou a manutenção das portas abertas nas clínicas veterinárias. Em algumas cidades, houve especificações e ressalvas em relação a essa medida.
É pertinente notar que, mesmo funcionando, esses estabelecimentos enfrentaram desafios no período. A possibilidade de acesso a serviços dessa modalidade diminuiu devido à redução do poder de compra da sociedade. Além disso, a população ficou predominantemente isolada, o que gerou uma menor movimentação nos negócios. A falta de informação também levou ao abandono de animais em diversas situações, o que deve ser amplamente combatido pelas clínicas veterinárias.
Além disso, como a pandemia de coronavírus foi resultado da atividade de abatedouros clandestinos, a sociedade passou a dedicar maior atenção aos cuidados sanitários de rebanho de corte. Esse foi um campo que ganhou maior abertura na medicina veterinária.
Como é o panorama geral do setor veterinário no pós-pandemia?
O pós-pandemia exige mais cuidados nas atividades da clínica veterinária. Confira as medidas a seguir e dialogue com sua equipe para a aplicação dessas estratégias!
Atendimento apenas com horário marcado
O objetivo dessa medida é evitar aglomerações e a formação de filas no estabelecimento. Nos casos de emergência, não é exigido marcar horário. Essas medidas ajudam em um melhor gerenciamento do tempo e do fluxo de atendimentos na clínica.
Higienização após o atendimento
Após a realização de cada atendimento, é essencial que o espaço e os dispositivos de trabalho sejam higienizados com produtos adequados. Por isso, lembre-se de marcar os horários com espaço entre uma consulta e outra, a fim de que haja tempo para a limpeza do local.
Oferecimento de equipamentos de proteção
Toda a equipe deve contar com medidas de proteção adequadas, como as máscaras e os frascos de álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, é essencial educar os colaboradores sobre a importância da adesão ao uso dos equipamentos de proteção e da necessidade de frequência na higienização das mãos.
Permissão de apenas um acompanhante
Outra questão importante é evitar que haja agrupamentos muito grandes nas salas de atendimento e de espera. Dessa forma, permita a entrada de apenas um acompanhante.
Limpeza constante de mobiliário, equipamentos e objetos
Todo o ambiente da clínica deve passar por constante limpeza, de modo a evitar a disseminação do coronavírus. Isso envolve a higienização de mobiliário, equipamentos e objetos. Outro espaço que merece atenção é a sala de espera, que deve conter frascos de álcool em gel, e na qual as cadeiras e balcões precisam ser submetidos à limpeza regular.
É bastante relevante conscientizar seus clientes quanto à importância das medidas de segurança contra o coronavírus ao levarem os animais de estimação para a clínica. Afinal, o respeito a esses cuidados é a condição básica para que o estabelecimento possa continuar operando. Você pode fazer essa conscientização por meio do diálogo durante as consultas, pelas redes sociais e pelo site da empresa. A divulgação de informação sobre o assunto ajuda na educação do público e contribui para uma rotina mais tranquila na clínica veterinária.
O pós-pandemia traz diversos desafios para empreendimentos de todas as áreas. Com as clínicas veterinárias, não é diferente. Para continuar avançando na atenção à saúde animal, esses estabelecimentos tiveram que implementar diversos cuidados. Tenha grande atenção às normativas estatais e invista em educar o público para facilitar as atividades na clínica.
Gostou de aprender sobre o panorama do setor veterinário no pós-pandemia? Aproveite e compartilhe este post com seus colegas nas redes sociais!